O vidro é uma substância inorgânica, homogénea e amorfa, obtida com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica. Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inactivo que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis.
O vidro é basicamente feito por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes.
A sílica, matéria prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras. Depois da extração das pedras, da areia e moenda do quartzo, procede-se a lavagem a fim de eliminar-se as substâncias argilosas e orgânicas; depois o material é posto em grandes recipientes de matéria refratária, para ser fundido. A mistura vitrificável alcança o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1300°C e quando fundem, as substâncias não solúveis surgem à tona, sendo então retiradas.
Depois da afinação, a massa é deixada em processo de repouso e de assentamento, até baixar aos 800°C, para depois ser talhada.
A Regulamentação existente responde primordialmente aos problemas de Isolamento Térmico e Acústico, assim como de Protecção contra Incêndio.
O LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – fez publicar o ITE 9 com a designação: Tecnologia de Aplicação de Chapa de vidro em edifícios, na qual constam bastantes disposições para as boas práticas de montagem.
Existem ainda algumas normas NP aplicáveis à tecnologia do vidro plano, contudo devido à internacionalização desta actividade as Normas Europeias, EN foram se impondo no dia a dia da actividade vidreira destacando-se em seguida as principais Normas Europeias:
EN 81-1 - Norma com especificações vidreiras para elevadores
EN 12600 – Norma de Certificação do Vidro Laminado com função de Guarda
EN 12150 – Norma de Certificação do Vidro Temperado Termicamente
EN 12543 – Norma de Certificação do Vidro Laminado como Material de Segurança, contra Cortes, Vandalismo, etc
EN 140 - Norma de Certificação do Vidro como Material de Isolamento Acústico
EN 673 – Norma de Cálculo dos Factores de Transmissão Luminosa e Energética do Vidro
EN 410 – Norma de Cálculo do factor de Transmissão Energética Total do Vidro